CONCORRÊNCIA

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Ao escolher um "Ramo de Negócio" para atuar, o futuro empresário deve considerar algumas questões básicas:

Quem são meus concorrentes?
Quem são meus fornecedores?
Qual meu preço de venda?
Quem são meus clientes?
Qual o volume mínimo de compra de matéria-prima?
Qual o preço de venda de meus concorrentes?

Observe seu mercado concorrente através das mercadorias ou serviços que ele oferece: qualidade, preço, acabamento, qualidade no atendimento, facilidades de acesso, forma de arrumação de produtos nas prateleiras, técnicas de vitrinismo, diferenciais, etc.

Experimente as mercadorias e serviços de seus concorrentes e analise os pontos fortes e fracos, veja o que pode ser melhorado ou inovado. Identifique se existe ainda uma fatia do mercado que não foi atendida ou que possa ser melhor atendida por você.

Observe também quantos já estão oferecendo os mesmos serviços ou mercadorias. Estude os espaços onde você pretende atuar. Liste quantos são e de que porte. Liste a partir de agora seus diferenciais em relação à concorrência.

Por ser uma economia em fase de desenvolvimento, a economia brasileira ainda oferece inúmeras oportunidades aos empresários atentos e sensatos.
 

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