PROBLEMAS E SOLUÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA EMPRESA

Compartilhe: 

1) PROBLEMA: Falta de Planejamento
 SOLUÇÃO: Faça um cronograma detalhado estabelecendo o tamanho do empreendimento, o capital inicial, o público-alvo, a mão de obra empregada e a legislação sobre o assunto. Considere os imprevistos, reservando parte da receita as prioridades do negócio.
 
 
 2) PROBLEMA: Forte Concorrência
 SOLUÇÃO:Usar a criatividade para agregar serviços a um negócio é um bom diferencial frente à concorrência. Para isso o melhor é estar a frente às necessidades do cliente.
 
 
 3) PROBLEMA: Falta de Crédito
 SOLUÇÃO: Planeje os investimentos tendo como base seus respectivos gastos e prazos de retorno. Não recorra a empréstimos sem antes ter certeza de que seus lucros poderão sana-los no período programado.
 
 
 4) PROBLEMA: Falta de experiência na gestão
 SOLUÇÃO:Procure conhecer bem o ramo antes de abrir o negócio. Se necessário, busque apoio de entidades especializadas em consultorias no setor. Cursos e entrevistas com quem já está atuando no mercado também podem ajudar na elaboração do projeto.
 
 
 5) PROBLEMA:
Clientes inadimplentes
 SOLUÇÃO:Cheque as centrais de cadastro de inadimplentes para escapar dos maus pagadores. Se precisar investir, não assuma dívidas contando com o dinheiro que ainda espera receber de antigas vendas
 
 
 6) PROBLEMA: Pesada carga tributária
 SOLUÇÃO: Atualmente, o SIMPLES (imposto único exclusivo das micro e pequenas empresas) é o maior avanço na desburocratização dos encargos tributários. Não atrase pagamentos. Em caso de dúvidas, recorra a um contador.
 

Sociais: